O líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), condenou veementemente o ataque ao Supremo Tribunal Federal (STF) ocorrido na última quarta-feira (14), atribuindo o episódio a um clima de violência e ódio promovido por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em sua declaração, o deputado relembrou incidentes recentes que, segundo ele, exemplificam uma escalada de ações terroristas. “Bolsonaristas tentaram explodir um caminhão com combustível próximo ao aeroporto de Brasília em dezembro de 2022; atacaram os prédios do Congresso Nacional, STF e Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023; e agora explodiram bombas em frente ao STF ontem”, afirmou Jerry, ressaltando a continuidade desses ataques às instituições democráticas.

Para o parlamentar, os atos são resultados diretos de um discurso de ódio e hostilidade contra as instituições, algo que o bolsonarismo fomentou em escala nacional nos últimos anos. “Quem todos os dias ataca as instituições e faz pregação de ódio é cúmplice de atos absurdos como o de ontem”, criticou Jerry.

A escalada de violência e as constantes ameaças à democracia, segundo Márcio Jerry, demandam uma resposta firme das autoridades e o fortalecimento das instituições para proteger o Estado Democrático de Direito. Ele foi um dos parlamentares a unirem-se em torno da defesa da democracia logo após o atentado que deixou um morto em Brasília.