No último sábado, o presidente da República Jair Bolsonaro participou de uma motociata no estado de São Paulo. Segundo apoiadores do presidente, o evento contou com a participação de 1.324.523 motos, mas uma contagem computadorizada divulgada nesta terça (15), mostrou que apenas 6.253 motocicletas teriam participado da passeata e percorrido o trajeto de 129 quilômetros entre São Paulo e Jundiaí.
Outra informação desmentida foi que o evento havia sido registrado pelo Guinness Book, de acordo com o regulamento do Guinness World Records, eventos políticos não são aceitos para inscrição de registros. Através de nota, a organização informou que não fez nenhum registro referente à motociata de sábado. “Após uma análise aprofundada, confirmo que o desfile de motocicletas que ocorreu em São Paulo, Brasil, em 12 de junho de 2021, não foi uma tentativa oficial de registro do Guinness World Records”, afirmou Alice Pagán, gerente sênior de relações públicas do Guinness World Records para a América Latina.
Leia também: Ministério da Saúde confirma 41 casos de Covid-19 na Copa América
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, foram gastos mais de R$ 1,2 milhão com o reforço no policiamento para o evento. O governo paulista ainda autuou o presidente Bolsonaro, a deputada federal Carla Zambelli, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o deputado Coronel Tadeu e o ministro Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia, por não respeitarem as medidas sanitárias durante o evento.
Confira vídeo da contagem: