O gás de cozinha pode subir de preço mais uma vez. O valor do propano disparou no mercado internacional, pressionando reajustes no mercado nacional. Em 2021, o produto ficou mais caro 96%, o que afetou o preço médio do botijão de gás de 13 kg.
No mês de setembro, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), o gás de cozinha subiu em 1,5% em uma semana. As altas dos preços afetam a rotina dos consumidores, que acabam buscando outros meios para preparar o alimento.
Para driblar a crise econômica e sanitária no país, que afetou diretamente o consumo de produtos básicos, foi instaurado o Vale Gás, uma política de transferência de renda destinada a população brasileira. A medida foi adotada pelo governo do Maranhão.
Leia: Petrobras com Bolsonaro aumentará preço da gasolina de novo
O Maranhão foi um dos primeiros estados a implantar o programa. No estado botijão custa, em média, R$ 100. Cerca de 120 mil famílias maranhenses foram contempladas pelo benefício que já está na segunda fase.
Nesta fase, o acesso será através de cartões, onde os créditos serão disponibilizados aos respectivos beneficiados, com vinculação de uso tão somente para as recargas de gás, para que o objetivo do programa não seja desvirtuado.
Como receber Vale-Gás?
Recebem o benefício os inscritos no Cadastro Único, do Governo Federal, que não tenham renda. Essas pessoas são inscritas automaticamente no programa, identificadas a partir do cadastro nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC).