O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) convocou brasileiros de todo o país a prestarem uma homenagem ao ator e diretor Paulo Gustavo e a todas as vítimas do coronavírus e da “sabotagem do governo na noite desta quarta-feira (5), às 20 horas.
Em vídeo divulgado pelo parlamentar e noticiado em primeira mão pela coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, ele pede que cidadãos de outros estados do país sigam o exemplo de Niterói (RJ), terra natal do artista, que programou um ato para esta noite, rendendo um minuto de aplausos ao humorista.
O ator faleceu na noite da terça-feira (4), aos 42 anos, após lutar mais de 50 dias para superar a doença.
“A morte do Paulo Gustavo entristeceu o Brasil inteiro. A gente sai de um número para a morte de uma pessoa. A gente sente a morte de uma pessoa”, disse Freixo. Você [Paulo Gustavo] é um artista querido, brasileiro querido, alguém que trabalhava com humor e que fazia a gente feliz. Niterói está tendo uma iniciativa importante, que é um minuto de aplauso hoje às 20h. Acho que o Brasil inteiro tem que seguir esse exemplo da cidade”, diz Freixo.
Nesta quarta (5), a mensagem de pesar divulgada no perfil pessoal pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) gerou uma avalanche de críticas à gestão do governo federal na pandemia nas redes sociais.
As hashtags #canalha, #desgraçado, #criminoso, #hipócrita, #maldito, #verme, #mostro, #cínico, #assassino, #lixo e #11vezes, em referência ao número de negativas do governo à compra de vacinas, ocuparam o ranking de assuntos mais comentados do Twitter.