O Senado aprovou nesta segunda-feira (17) um requerimento apresentando pela maranhense Eliziane Gama (Cidadania) para que o ministro de Estado da Cidadania, João Roma, apresente informações sobre a redução no número de beneficiários no programa Bolsa Família nas regiões Norte e Nordeste de dezembro de 2020 até fevereiro deste ano.
No documento, a senadora pede que parlamentares tenham acesso à planilha da base de dados do Governo Federal com a soma dos cortes de beneficiários entre os anos 2019, 2020 e 2021. Ela solicita ainda que a pasta divulgue os dados das famílias que aguardam análise para ingressarem no programa, assim como aquelas que conseguiram acesso ao recurso nos últimos três anos.
O intuito é saber se a divisão tem sido proporcional entre todos os estados da federação e o quantitativo das famílias que se encontram em situação de extrema pobreza no país desde que o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) dificultou o acesso à ação.
Extrema pobreza x Bolsa Família
A solicitação das informações ocorre após um levantamento do Consórcio dos Governadores do Nordeste apontar que 86 mil famílias entraram em situação de extrema pobreza no país entre março de 2020 e janeiro de 2021.
No estudo, divulgado em março deste ano, integrantes do Consórcio argumentam que, apesar do Nordeste registrar os piores indicadores, a região sofreu um corte de 48.116 famílias no período entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021, enquanto a região Norte teve saldo negativo de cerca de 13.104 inscritos a menos no Programa.
Diante de um cenário de pandemia, Eliziane destaca que a situação pode agravar a vulnerabilidade social no Brasil e pede transparência e agilidade na análise da inclusão de novos beneficiários.