Na manhã desta sexta-feira (22), a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) deflagrou a “Operação Papa Língua”, com o objetivo de combater crimes de extorsão virtual em Porção de Pedras, município localizado a 316 km de São Luís . Dois mandatos de busca e apreensão foram cumpridos em direções ligadas a um grupo suspeito de praticar os crimes.
De acordo com o Departamento de Combate aos Crimes Tecnológicos (DCCD/SEIC), os investigados usavam blogs anônimos criados em redes sociais para atrair seguidores. O esquema consistia em exigir dinheiro das vítimas para publicar ou evitar mensagens com notícias falsas. Quando o pagamento não era feito, as vítimas eram atacadas com conteúdo ofensivo, causando danos à sua confiança.
Durante a operação, a polícia apreendeu documentos, dispositivos eletrônicos e até um repetidor de sinal Wi-Fi, que, segundo as investigações, foram utilizados para acessar redes de internet vizinhas e dificultar o rastreamento de atividades criminosas.
- Pesquisa mostra antepassados escravizadores de Sarney
- Polícia Federal desmantela esquema de compra de votos e fraude eleitoral em Itaipava do Grajaú
Nome da operação e seus objetivos
A operação foi batizada de “Papa Língua” em referência ao desvio de propósito dos investigados, que transformaram um instrumento legítimo de comunicação, como blogs, em ferramentas de canto e ameaça.
Investigação em andamento
A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar todos os envolvidos e esclarecer todos os detalhes do esquema. A operação é mais uma iniciativa no combate aos crimes cibernéticos no estado.
Orientação à população
Em nota, o PC alertou a população sobre a importância de adotar medidas básicas de segurança digital. É fundamental não compartilhar senhas de internet com desconhecidas, usar códigos fortes e trocar essas senhas com frequência.