A maranhense Rayssa Leal, a “Fadinha do Skate”, entrou para história mundial do Jogos Olímpicos ao conquistar a medalha de prata na modalidade skate street. A atleta de 13 anos, tornou-se a terceira medalhista mais jovem da história dos jogos e a brasileira mais jovem a ganhar uma medalha.
Rayssa é de Imperatriz, município do interior do Maranhão, ganhou o apelido de fada após um vídeo seu fantasiada andando de skate pelas ruas da cidade viralizar na internet. A Fadinha começou a andar de skate aos 7 anos e já ostenta várias conquistas na modalidade em que compete.
Leia também: Conheça os maranhenses que estarão nas Olimpíadas de Tóquio
Na rede social, após a conquista, Rayssa Leal destacou os feitos do skate brasileiro e enalteceu o trabalho da equipe. “Não existe futuro sem passado. Se eu estou aqui hoje, é porque o skate brasileiro tem história. Se eu estou aqui hoje, junto de outros 11 atletas, é por causa de todos os skatistas ‘das antigas’, que fizeram o nosso esporte chegar até aqui”, escreveu.
Ainda em seu discurso de vitória, destacou também a representação de mulheres skatistas que a inspiraram ao longo dos anos. “Se uma menina de 13 anos vai representar o Brasil hoje, é por causa de mulheres skatistas que me inspiram, que me mostram que uma garota pode tudo”, enalteceu Rayssa.
Outras conquistas
A adolescente é considerada uma atleta de elite na modalidade street, disputada em circuito de rua. Rayssa é campeã brasileira, vice-campeão mundial e a mais jovem vencedora de uma etapa de Street League Skateboarding. Além disso, ela já foi indicada ao prêmio Laureus, o mais importante do esporte, em 2019