A senadora maranhense Ana Paula Lobato oficializa nesta quarta-feira (6), em Brasília, sua filiação ao PSB. O ato político, que acontece com grande respaldo nacional, marca também a sua chegada à presidência estadual do partido no Maranhão — uma mudança que vinha sendo costurada nos bastidores há semanas.

A filiação conta com a presença de figuras importantes, como o presidente nacional do PSB e prefeito do Recife, João Campos, que foi um dos principais articuladores da mudança. A decisão tem ainda o aval direto do presidente Lula e representa uma guinada na direção do partido no estado, até então sob influência do governador Carlos Brandão.

O movimento sinaliza uma clara insatisfação da cúpula nacional com os rumos do PSB maranhense, que vinha se afastando do campo progressista para se alinhar à centro-direita. A entrada de Ana Paula Lobato representa uma tentativa de reaproximação do partido com o governo federal e com pautas mais alinhadas à esquerda.

Nos bastidores, o Palácio dos Leões tentou manter o controle da legenda. Primeiro, ofereceu à direção nacional o nome do deputado federal Rubens Pereira Jr. (PT) como alternativa à senadora. Depois, prometeu a filiação de outros dois parlamentares: Marreca Filho (Solidariedade) e Júnior Lourenço (PL). Nenhuma das propostas convenceu João Campos, que manteve firme a decisão de entregar o comando do PSB no Maranhão a Ana Paula Lobato.

O ato desta quarta conta com a presença do deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade), marido da senadora, e do vice-governador Felipe Camarão (PT), além de parlamentares do PSB, do PCdoB e da nova oposição na Assembleia Legislativa, como Fernando Braide (Solidariedade), irmão do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD).