A preservação do meio ambiente foi um dos temas de discussões entre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ambos candidatos à Presidência nas eleições deste ano, que têm o segundo turno marcado para o dia 30 deste mês. Os dois participaram do debate presidencial da Band na noite deste domingo (16).
Em uma de suas falas, Lula ressaltou que foi o único presidente da história do país a ser convidado para todas as reuniões do G8 e G20. “No nosso governo tivemos o menor desmatamento da Amazônia, no seu é o maior todo ano. Vocês tão brincando de desmatar, de derrubar árvore“, disse.
Leia também: João Amoêdo declara voto em Lula: “Digitarei 13 pela primeira vez”
O presidente Bolsonaro retrucou. Ele pediu que os brasileiros façam uma pesquisa na internet sobre o desmatamento entre 2003 e 2006, no governo Lula, e o de 2019 a 2022, em seu mandato.
“No seu governo foi desmatado mais que o dobro do meu. Você desmatou 2,5 vezes mais que no meu. Peguei o Brasil endividado, quebrado contigo, com roubalheira, passou da 13º pra 10º economia do mundo. Na educação quem deu o maior reajuste dos professores? Você tá olhando pra ele, 33%, isso é tratar com dignidade os professores“, afirmou o mandatário.
Em um eventual novo governo petista, Luiz Inácio Lula da Silva quer “abrir o país para o mundo”, com o objetivo de ter mais pesquisas na Amazônia. Segundo ele, é necessário compartilhar conhecimento da região pelo bem do povo brasileiro e da humanidade. Bolsonaro criticou o fato de o petista querer “dividir a biodiversidade da Amazônia com o mundo”. “Em vez de falar que é nossa [a Amazônia], quer dividir com o mundo. Você quer o controle da mídia, só assim para as suas mentiras permanecerem em pé”.
Pandemia na pauta
O candidato petista perguntou a Bolsonaro por que o Brasil demorou tanto para comprar vacinas contra o vírus, que surgiu no país no início de 2020, pouco mais de um ano após Bolsonaro assumir a Presidência.
O mandatário respondeu que “não existia vacina a venda em 2020, em janeiro de 2021 o Brasil começou a vacinar, compramos mais de 500 milhões de doses de vacina, o Brasil foi o país que mais vacinou no mundo em tempo mais rápido”. O candidato do PT retrucou que, quando o governo federal começou a vacinar a população, 57 países já tinham iniciado o processo, e que a morte de milhares de pessoas teria sido evitada se a vacina tivesse sido comprada no “tempo certo”.
“Vou lhe contar como se vacina. Em 2010 tivemos H1N1. Em três meses vacinamos 80 milhões de pessoas, porque o Brasil tem expertise em vacinação. O senhor carrega nas costas o peso de pelo menos 400 mil pessoas que morreram”, disse o ex-presidente.
Lula, que tenta voltar ao Planalto, citou um escândalo de corrupção envolvendo a compra de vacinas durante a pandemia e criticou a forma como Bolsonaro se comportou durante a crise sanitária. “Sua negligência fez com que 600 mil pessoas morressem quando mais da metade poderia ser salva. O senhor debochou, riu, disse que quem tomava a vacina virava jacaré, apareceu na televisão rindo, imitando pessoas sem ar, virou defensor de um remédio que não servia pra nada, certamente você não quis entender o sofrimento do povo”, comentou.