O secretário estadual de comunicação, Ricardo Cappelli, analisou o cenário político maranhense após a divulgação da pesquisa Ipec/Mirante. De acordo com Cappelli, já é possível especular a reeleição de Brandão no primeiro turno e a briga pelo segundo lugar promete boas reviravoltas.
Segundo a análise, o programa eleitoral na TV deve fortalecer ainda mais Brandão com a quantidade de VTs que percorrerão as grades televisivas durante a propaganda. Além disso, Brandão já tem 12 pontos a mais que o segundo colocado nas pesquisas – uma grande folga.
- Brandão lidera isolado com 12 pontos a mais que o segundo colocado
- Ipec/Mirante: Flávio Dino lidera corrida pelo Senado com ampla vantagem
Já Weverton está vendo seu ‘recall derreter’. Ricardo Cappelli acredita que esse cenário também deve ser aprofundado com início da campanha na TV.
Quanto à novidade “Edivaldo Holanda Jr” em terceiro lugar na pesquisa, o secretário pontua que a briga pelo segundo lugar na corrida eleitoral está “absolutamente empatada e aberta”.
Confira na íntegra:
“Sobre a pesquisa IPEC/Mirante para o governo do Maranhão:
1 – Considerando a média das pesquisas, o governador Carlos Brandão (28%) assumiu a liderança com uma margem folgada sobre o segundo colocado (+12). Terá 512 comerciais na TV em 35 dias, uma avalanche. Já é posisível especular sobre a sua reeleição no 1° turno.
2 – Recall é voto passado. Eleição é voto presente num novo cenário, com novos adversários. O senador Weverton está vendo seu recall derreter. Natural. Fenômeno que deve se aprofundar com o início da campanha na TV.
3 – A grande novidade da pesquisa foi a posição do ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr. A briga pelo segundo lugar está absolutamente empatada e aberta.
4 – Haverá 2° turno? Se houver, quem será o adversário de Brandão? Edivaldo e Lahesio subindo. Weverton descendo. Sinais…”