Em entrevista ao Bom Dia Mirante, o governador Carlos Brandão (PSB) falou sobre a expectativa para a convenção partidária do PSB, as medidas do Governo do Maranhão para normalização do serviço de travessia da Baía de São Marcos e o impacto da redução da alíquota do ICMS dos combustíveis para o estado. Líder na corrida eleitoral e com cada vez mais folga diante dos adversários, o governador ressaltou que a população está separando “o joio do trigo”.
Ao comentar a redução da alíquota do ICMS em 18%, Brandão destacou que o governo federal e a Petrobras detém o controle das bombas de combustível. Além disso, o governador explicou que, apesar da redução do imposto, o preço da gasolina pode continuar a subir devido à variação do dólar, já que o valor do combustível é indexado à moeda estrangeira desde o governo Temer – política mantida por Bolsonaro.
- Márcio Jerry: “Brandão já aparece com chances de vitória no primeiro turno”
- Econométrica: Brandão dispara na liderança e abre 11 pontos de vantagem sobre o segundo colocado
Ainda sobre o aumento do preço da gasolina, Brandão denunciou que o maior beneficiado com o acréscimo dos preços é o governo Bolsonaro. “(A Petrobras) foi a petrolífera que mais teve lucro no mundo. No último trimestre ela teve o faturamento de 48 bilhões de reais que foi repassado ao governo federal, que é o maior acionista”, enfatizou o governador.
O governador ainda esclareceu que, após a redução da alíquota do ICMS, foi necessário fazer uma readequação das finanças do estado, preservando a manutenção dos hospitais, dos restaurantes populares e um ajuste nos investimentos. “Todos os estados precisaram fazer uma readequação, são mecanismos importantes para manter as ações básicas”, disse.
Quanto ao serviço de travessia da Baía de São Marcos, o governador garantiu que será normalizado na semana que vem e explicou que uma das empresas que prestam o serviço chegou a falir e necessitou do investimento do governo do Maranhão, inclusive na compra de peças importadas do Chile.
Brandão ainda anunciou que a partir do dia 5 de agosto mais uma embarcação operará no percurso do Cujupe até a Ponta da Espera. A medida desafogará o serviço e deve normalizar a travessia.
Política
Amistoso, Carlos Brandão comentou sobre a convenção partidária do PSB que ocorrerá no próximo sábado (30), em São Luís. O governador, pré-candidato à reeleição, confirmou que haverá a homologação da chapa majoritária com Felipe Camarão (PT) como candidato a vice-governador e Flávio Dino ao Senado.
Além disso, Brandão comemorou o fato de sua chapa compor a maior coligação dessas eleições e ter o apoio da maioria dos prefeitos e vice-prefeitos do Maranhão. O pré-candidato à reeleição já conta com apoio de 10 partidos.
Ainda sobre a corrida eleitoral, o governador afirmou que a população anseia pela continuidade e do avanço do Estado. “A cada dia que passa a gente sente a emoção da população. As pessoas estão começando a separar o joio do trigo e identificar o que é melhor para o Maranhão”, comentou.