O vereador Paulo Victor (PCdoB) será aclamado, nesta segunda-feira (4), como o novo presidente da Câmara de São Luís. A posse, no entanto, somente acontecerá em janeiro de 2023, após o término da atual gestão do presidente Osmar Filho (PDT). A aclamação foi possível com a desistência de Dr. Gutemberg (PSC), que até então era o outro candidato a comandar a Casa.
LEIA: Paulo Victor aclamado novo presidente: Brandão atropela o foguete na Câmara
O triunfo do vereador comunista simboliza a consolidação de mais uma vitória do grupo do vice-governador Carlos Brandão (PSB) sobre seu concorrente Weverton Rocha (PDT). O senador pedetista, portanto, amarga mais uma derrota para o grupo de seu principal adversário na corrida ao Palácio dos Leões. A mais recente foi a perda do apoio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB)
O mandatário do PDT, além de vê o partido perder o controle da Câmara, revela a fragilidade do seu projeto pessoal de poder e tendência a isolamento por conta da ambição desmedida. O senador, que não teve condições sequer de manter em pé a candidatura do seu aliado Raimundo Penha (PDT), ainda tentou emplacar Gutemberg para continuar controlando a Casa, mas sem sucesso.
Com a aclamação do nome de Paulo Victor, Brandão tem mais uma grande vitória política sobre Weverton. E a tendência é de fortalecimento do agora governador enquanto a do candidato do foguete e de estagnação e queda, conforme indicou a última pesquisa do Instituto Escutec.