O governador Flávio Dino chega ao fim de seu mandato com um dos saldos mais positivos em todo o Brasil no combate à pobreza. De acordo com dados do IBGE, o Maranhão é o quarto Estado que mais reduziu a pobreza no país.
Os números estão na Síntese de Indicadores Sociais 2021, do IBGE. O Maranhão teve queda de 5,6 pontos percentuais no número de pessoas pobres entre 2019 e 2020.
Leia: Maranhão foi um dos estados do Nordeste que mais gerou empregos em fevereiro
Entre 2014 e 2020, também apresentou a quarta maior queda, de 4,1 pontos percentuais, entre os Estados.
– Renda
Apesar dos desafios históricos, o Maranhão também tem uma expressiva melhora no rendimento médio mensal a partir de 2015. Entre 2014 e 2020, o rendimento aumentou 14,8% no Maranhão, a segunda maior variação do Brasil.
O valor leva em conta apenas os rendimentos dos trabalhos, desconsiderando o valor do auxílio emergencial recebido ao longo de 2020.
A renda domiciliar real per capita média no Maranhão aumentou 7,8% entre 2014 e 2020, a quarta maior variação.
Os resultados refletem as ações do governo estadual desde 2015 para a geração de emprego e renda, atraindo investimentos privados.
Neste período, foi feita série de investimentos públicos em infraestrutura de transportes, saneamento, assistência social, educação e saúde, e priorização de investimentos em programas sociais.
Entre eles, estão as ações de combate à insegurança alimentar, incluindo Programa Mais Feiras, bancos de alimentos, PAA Leite, Programa Comida na Mesa, cozinhas comunitárias, Restaurantes Populares e Programa Vale Gás.
Com informações do blog do Domingos Costa*