Maires Victoria , primeira criança vacinada contra Covid-19 no Maranhão. Foto: Divulgação

O estado do Maranhão iniciou a vacinação de crianças contra Covid-19 nesta sexta-feira (14). A primeira criança vacinada foi Maires Victoria, de 11 anos, moradora de São Luís. O governador Flávio Dino acompanhou a vacinação da garota que ocorreu no shopping da Criança, localizado no Centro de São Luís.

De acordo com o governador do Maranhão, a vacinação das crianças é uma conquista muito importante porque viabiliza a manutenção das atividades educacionais. ” Quero registrar a convicção e a a certeza que ciência nos dá sobre a eficácia da vacina e por isso enfatizar o convite a todas as famílias das crianças de 5 a 11 anos. Nessas primeiras doses são destinadas a crianças com comorbidades. Haverá repasse aos municípios a partir de hoje e também 4 mil doses a crianças indígenas”, detalhou.

Flávio Dino ainda enfatizou a importância da vacinação de adolescentes, já que o indicador de vacinação dessa faixa etária ainda está baixo. ” A vacina é vital para enfrentarmos mais este ciclo da Covid e vencê-lo salvando vidas”, finalizou.

O secretário estadual de saúde, Carlos Lula, que também acompanhou a vacinação das primeiras crianças no estado, pontuou que apesar de todos os esforços do governo federal em vetar a vacinação das crianças, ela está ocorrendo. “Nosso objetivo é vacinar as crianças o mais rápido possível e iniciar imediatamente a distribuição das doses. A ideia é amanha (15), todos os municípios que tenham recebido as doses possam começar a vacinação de suas crianças”, enfatizou.

Carlos Lula ainda destacou a eficácia da vacina contra a Covid-19 e sua importância neste momento em que o índice de contaminação por coronavírus aumentou devido à variante ômicron.