Rodrigo Lago. Foto: Reprodução

Após o anúncio do apoio do governador Flávio Dino à pré-candidatura de  Carlos Brandão, uma série de movimentos políticos já podem ser observados. Desde o apoio de uma série de deputados estaduais, até a deliberação do Cidadania em seguir a decisão do governador

Em entrevista ao Diário 98, o secretário estadual de agricultura familiar, Rodrigo Lago, comenta a decisão do governador Flávio Dino e os impactos da definição do governador para as eleições de 2022. 

Leia:Vários partidos estão se aliando para formar uma aliança ampla em prol do nome de Carlos Brandão”, diz deputado estadual Adelmo Soares

Para Lago, o apoio de Dino será decisivo nas eleições do ano que vem e influenciará de maneira expressiva no resultado. “ Flávio Dino influenciará forte e positivamente no resultado das eleições de 2022 no Maranhão, para todos os cargos. O povo do Maranhão, em sua imensa maioria, deseja a continuidade dos avanços conquistados por seu governo”, disse.

Ao comentar a escolha do governador do Maranhão por Brandão, Rodrigo Lago destaca que Brandão tem sido leal ao projeto político de Dino para o Maranhão desde 2006, quando Carlos Brandão e Flávio Dino concorreram e venceram as eleições para deputado federal.

Sobre as expectativas para a próxima reunião de lideranças do grupo político do governador, Lago enfatiza o desejo que o grupo permaneça junto, unido, sob a liderança do governador Flávio Dino. 

O secretário acredita que haverá uma composição entre as diversas forças políticas para compor a chapa Carlos Brandão, candidato a governador, e Flávio Dino senador.

Na segunda-feira (29), ocorreu a reunião entre o governador Flávio Dino e lideranças do seu grupo político. Qual a importância desses encontros? 

 O governador Flávio Dino lidera um grupo político que vem transformando o Maranhão em todas as áreas. Trata-se de um grupo grande e que reúne partidos e lideranças de diversas correntes ideológicas. Daí a importância dos encontros permanentes de todo o grupo político, ainda mais quando se aproxima um novo processo eleitoral, de forma que se consiga dar continuidade ao processo de transformação de nosso estado.

 Tratar a sucessão de forma dialogada e cuidadosa é algo inédito na história do Maranhão. Isso é reflexo do compromisso do governador Flávio Dino com o povo do Maranhão?

Flávio Dino tem se revelado um líder diferenciado. Isso se revela tanto na forma de governar, apresentando resultados excelentes em todas as áreas, mas também porque dialoga permanentemente com seu grupo político. Em razão disso é que instalou há alguns meses uma mesa de diálogo com todos aqueles que integram o seu grupo político, de forma que se possa fazer uma escolha democrática do pré-candidato a sua sucessão, alguém que represente o anseio da maioria, mas que também represente a continuidade do processo de transformação que ele lidera.

3. A base do governo Flávio Dino é composta por partidos de diferentes posicionamentos ideológicos, o que é considerado um grande feito político por muitos. Manter a unidade de um grupo tão plural é um dos principais desafios para as eleições de 2022? 

 Certamente, esse é o maior desafio. Flávio Dino tem sido o vértice político do Maranhão, que reúne partidos de diversos campos políticos, mas que reconhecem o êxito do seu governo e do seu projeto para o Maranhão. Esse é o desafio dele no momento, demonstrar que o seu projeto deve continuar sendo esse vértice e que todos aqueles que hoje reconhecem os enormes acertos e avanços do Maranhão sigam marchando juntos para permitir a continuidade.

4. A decisão do governador do Maranhão em apoiar a pré- candidatura do vice-governador Carlos Brandão foi uma decisão acertada? 

Muito acertada! Conheço o vice-governador Carlos Brandão há muitos anos. Fui seu advogado em causas partidárias, ainda muito antes do início deste governo. E desde quando comecei a militar na política, marchamos no mesmo lado. Homem público de reconhecida retidão, honestidade e competência, vasta experiência adquirida pelo exercício de inúmeros cargos públicos, no Executivo e no Legislativo. E ainda se destaca em outros pontos. Primeiro, pelo fato de sempre ter sido leal ao governador Flávio Dino, líder de nosso grupo político, desde 2006, quando disputaram e venceram as eleições para deputado federal. Depois, porque ao longo de sete anos de governo, participou e acompanhou a implementação de todas as ações de programas de governo, estando verdadeiramente apto a dar seguimento ao projeto de Maranhão construído sob a liderança de Flávio Dino. Por fim, goza da confiança de todo o grupo político, na medida em que foi escolhido por todos em 2018 para, nesse momento que se aproxima da desincompatibilização de Flávio Dino, assumir o governo. 

5. Secretário, o apoio do governador Flávio Dino influencia diretamente nos resultados das eleições de 2022?

 Com certeza, Flávio Dino influenciará forte e positivamente no resultado das eleições de 2022 no Maranhão, para todos os cargos. O povo do Maranhão, em sua imensa maioria, deseja a continuidade dos avanços conquistados por seu governo. E sabem que os candidatos que receberem o seu apoio trabalharão para que não haja retrocessos.

6. Quais as expectativas para a próxima reunião agendada para o mês de janeiro de 2022? 

Minha expectativa é a de que o nosso grupo político permaneça unido e forte para, sob a liderança de Flávio Dino, vencer as eleições de 2022 no Maranhão e no Brasil. Acredito que haverá uma composição entre as diversas forças políticas para compor a chapa Carlos Brandão, candidato a governador, e Flávio Dino candidato a senador.