O ex-presidente Lula inicia, a partir do próximo domingo (15), uma visita a seis estados do Nordeste. O objetivo é encontrar lideranças políticas e sociais para debater o atual momento e os caminhos do Brasil. O Maranhão está na rota do petista, previsto para o dia 18 de agosto.
Leia também: Situação crítica de rodovias federais no MA escancara descaso de Bolsonaro
O petista passará por Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. A agenda prevê reuniões com governadores, representantes de movimentos sociais e sindicais, além de lideranças regionais.
Esta será a primeira vez que Lula retorna a Piauí, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte, depois dos 580 dias de prisão em Curitiba. Em Pernambuco e na Bahia, ele esteve em 2019.
A região do Nordeste é uma das que sofrem mais fortemente os efeitos da crise econômica, com perda de renda, emprego e aumento da inflação.
Programação
A agenda do ex-presidente foi divulgada no site de Lula. Ele viaja no domingo (15) para Pernambuco, quando irá se encontrar com o governador Paulo Câmara (PSB). Na segunda (16), se encontra com movimentos sociais do estado.
Nos dias 17 e 18 (terça e quarta), Lula estará em Teresina (Piauí). Ainda no dia 18, ele chega a São Luís (Maranhão), onde fica até sexta-feira (20) e deve reunir-se com o governador Flávio Dino (PSB). Na sexta ele viaja para Fortaleza (CE).
Na terça (24), Lula tem agenda em Natal com a governadora Fátima Bezerra (PT). E nos dias 25 e 26 (quarta e quinta), o ex-presidente estará em Salvador (BA).