Nesta sexta-feira (16), foi lançado o Plano de Recuperação Verde pelo Consórcio Amazônia Legal. O presidente do Consórcio Amazônia Legal, governador Flávio Dino, concedeu entrevista à rádio CBN e falou sobre a importância da política regional que conta com a participação de nove estados que possuem um objetivo comum: conter o crescimento do desmatamento e das queimadas na região amazônica.
Na primeira fase, o programa prevê investimentos de R$ 1,5 bilhão. “O Plano é o mapa do caminho para que haja o aporte de recursos públicos e privados, não só dos estados mas também federais e internacionais”, falou Dino em entrevista. Ele ainda falou que a inciativa é importante para que o Brasil retome seu protagonismo mundial na questão ambiental.
Leia também: Consórcio da Amazônia lança Plano de Recuperação Verde
Além da questão ambiental, Dino explicou que o plano também tem o objetivo de gerar trabalho e renda para os quase 30 milhões de brasileiros que vivem na Amazônia Legal. “A bioeconomia pode ir além de projetos pilotos. É importante lembrar que a Amazônia é composta por cidades com milhões de pessoas e que precisam trabalhar e produzir”, disse.
Ainda na entrevista, o presidente do Consórcio Amazônia Legal contou que espera uma melhora no diálogo com o Governo Federal, principalmente após a troca no comando do Ministério do Meio Ambiente.