Campeonato maranhense
O estádio Castelão – (Foto: Reprodução)

A final do Campeonato Maranhense de Futebol desde ano pandêmico de 2021 começa a ser realizada este domingo (16) no Estádio do Castelão às 10h. No próximo domingo (23) tem a partida de volta, novamente no mesmo horário. Os dois jogos serão exibidos pela retransmissora local da Globo, a TV Mirante.

Um acordo entre a emissora e a Federação Maranhense de Futebol (FMF) permitiu a transmissão dos jogos. Antes, eles teriam abertura ao público, mas em razão da pandemia, o público local foi substituído pelos direitos de transmissão e o horário do confronto foi alterado para encaixar na grade da emissora. O acordo foi selado no Salão de Atos do Palácio dos Leões.

Super clássico Maranhense

As duas partidas da final do Campeonato Maranhense reúnem os dois clubes mais tradicionais da Ilha de São Luís: Moto Club e Sampaio Correia fazem o Super Clássico do futebol maranhense.

Detentor de 34 taças da competição estadual em seus quase 100 anos de existência, o Sampaio busca mais um título para sua galeria. O título daria ânimo à equipe do presidente Sérgio Frota para iniciar a campanha do Campeonato Brasileiro da série B. Nos últimos anos, a equipe tem tido um bom desempenho e até ficado entre as primeiras posições, mas na reta final cai de desempenho e acaba perdendo o direito ao acesso à série A.

O técnico da Bolívia Querida deve optar pelo retorno do atacante veterano Pimentinha para compor o Super Clássico, em substituição à dupla de ataque Dudu e Jefinho, que estão suspensos. A outra vaga deve ficar com o meia Rodrigo Andrade, formando uma escalação com só um atacante de ofício à frente.

Já o Moto busca seu 27º título maranhense, reduzindo a diferença para seu principal rival da Ilha – como vem conseguindo nos últimos anos. O presidente do clube, jornalista Natanael Júnior, tem um retrospecto melhor nos últimos anos do Maranhense que o rival. Ao mesmo tempo, devido à renovação do elenco, conta com atletas que podem viver a emoção do título pela primeira vez, como Victor Manoel e Felipe.