O Maranhão deve se tornar o primeiro estado do Brasil a liberar o retorno de torcedores aos estádios de futebol após a suspensão imposta pela pandemia da Covid-19. Na terça-feira (11), o Governo do Estado liberou a presença de 15% da capacidade de público da arena Castelão, em São Luís, para assistir aos jogos da final do Campeonato Maranhense, que será disputado entre o Moto Club e o Sampaio Corrêa.
Para o retorno do público às partidas, no entanto, o governo maranhense estabeleceu critérios como a obrigatoriedade da apresentação do cartão de vacinação, de teste sorológico ou exame PCR negativo para a doença realizado 48 horas antes dos jogos. Com a nova capacidade, cerca de 6 mil torcedores poderão estar presentes nas arquibancadas.
Leia também: MA paralisa vacinação de grávidas após Anvisa suspender uso da AstraZeneca em gestantes
A decisão ocorre depois de representantes dos clubes se reunirem com o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Lula, e com o secretário de Esportes e Lazer, Rodrigo Cafeteira.
“É importante que quem vá participar desta festa tenha consciência e cumpra rigorosamente os protocolos que serão estabelecidos. Tudo isso é importante para retomarmos de forma gradativa, segura e responsável os eventos”, informou Cafeteira durante o anúncio, veiculado pelo jornal O Imparcial.
A disputa entre Moto e Sampaio está programada para ocorrer no próximo domingo (16) e no sábado (22), às 16 horas.