O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) determinou que o senador e candidato à reeleição Roberto Rocha (PTB), retire imediatamente de seu perfil no Instagram e deixe de compartilhar postagem em que acusa, sem provas, o ex-governador Flávio Dino (PSB) de supostamente ‘chantagear prefeitos maranhenses’.
- Fracassa tentativa de Roberto Rocha de politizar caso Ferry Boat no Senado
- Posse de Moraes no TSE tem Lula cortejado e Bolsonaro ignorado
Em decisão expedida na última quinta-feira (18), o juiz federal Ronaldo Desterro questiona a veracidade da denúncia de Rocha, ressaltando que o petebista “não apresenta o modo” como a “tal chantagem” ocorreu e quais os gestores municipais estariam sendo chantageados por Dino.
“Não há indicação clara a respeito, sequer, do modo como tal chantagem se deu e tampouco quais os prefeitos teriam sido chantageados pelo representante e pelas demais pessoas mencionadas no escrito, de modo a se aferir minimante a veracidade da afirmação”, destaca o juiz.
Observando a gravidade da falsa denúncia de Roberto Rocha contra Dino, a Justiça Eleitoral deferiu medida de urgência para que, em até 24 horas, Roberto Rocha deixe de veicular a postagem caluniosa, sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil por postagem.
Na dura missão pela reeleição, Rocha tem pela frente a popularidade de Flávio Dino. O ex-governador lidera em todas as pesquisas e nos bastidores sua vitória é dada com certa.
Dino é crítico ferrenho do chamado orçamento secreto, esquema criado na gestão Jair Bolsonaro (PL) para viabilizar adesões no parlamento e Rocha é um dos principais nomes ligados ao esquema. Para analistas do canário eleitoral no Maranhão, a falsa denúncia foi um ato de ‘desespero’ de Roberto Rocha.