Os professores da rede municipal realizam mais uma passeata na manhã desta segunda (25). A manifestação tem o objetivo de chamar atenção para a greve da categoria e cobrar o reajuste salarial em 36,56%.
A última proposta de aumento salarial oferecida pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide, foi muito inferior ao que é reivindicado pelos professores. Diante disso, a categoria rejeitou a oferta de Braide.
A decisão dos professores aconteceu após uma audiência de conciliação no Tribunal de Justiça do Maranhão, onde a Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed) apresentou uma proposta de 10,06% de reajuste para os professores que recebem acima do piso salarial. Para os professores que recebem abaixo do piso, a prefeitura diz que mandou à Câmara Municipal a proposta de reajuste em 33%.
A categoria reivindica em sua campanha salarial atualização do piso nacional (de 33,24%) para professores com Nível Médio e a repercussão em toda tabela salarial do magistério, com 36,56% de reajuste para todos os professores com Nível Superior.
Com informações do Imirante*