Roberto Rocha e Codevasf: asfalto movediço e indícios de fraudes em série
Roberto Rocha e Codevasf: asfalto movediço e indícios de fraudes em série. Foto: Reprodução

As empresas maranhenses Construservice Empreendimentos e Enciza Engenharia, estão no centro de um escândalo de superfaturamento em obras da Codevasf. Dentre um dos nomes influentes na estatal está o do senador Roberto Rocha.

Um dos diretores da estatal, Antônio Rosendo Neto Júnior é compadre de Roberto Rocha e chegou ao cargo graças à indicação do senador. A influência política de Rocha na estatal é longa e sempre sustentou indicações políticas a cargos de diretoria.

Roberto Rocha e seu compadre, o diretor da Área de Desenvolvimento e Infraestrutura da Codevasf

Além de Rosendo, a filha de Roberto Rocha, Amanda Cristina Diniz Rocha também foi nomeada a um cargo de confiança na estatal e recebe remuneração de R$ 17,8 mil. A informação é do Antagonista.

De acordo com a Folha de São Paulo, a região norte do estado do Tocantins, conhecida como Bico do Papagaio, foi destinatária de contratos de pelo menos R$ 11 milhões da Codevasf para pavimentação. Os acordos contratatuais milionários tem como uma das detentoras a Construservice, do empresário Eduardo Barros, mais conhecido como Eduardo DP.

As obras tocadas pela empreiteira maranhense ocorreram no município de Araguatins (a 620 km de Palmas) e contêm trechos tão precários que expõem os motoristas ao risco de acidente. Em razão dessa situação é possível ver pequenos furos ao longo das margens do asfalto em várias ruas, como se uma máquina tivesse picotado o pavimento em suas bordas.

Também no Bico do Papagaio, no município de Sítio Novo do Tocantins (627 km de Palmas), há contratos de pavimentação do tipo bloquetes de concreto também a cargo da Construservice. Os moradores do povoado de Macaúba reclamam que a obra na via de acesso à localidade foi paralisada há mais de um mês, deixando grandes espaços entre os trechos já executados.

A Enciza Engenharia, de José Lauro, também foi beneficiada com licitações da Codevasf para executar obras em Petrolina (PE), que estão sendo apelidadas de “farofa ou sonrisal”, devido ao esfarelamento dos trechos pavimentados.