Bolsonaro
“Nós estamos combatendo a corrupção. Não interessa quem seja a pessoa suspeita”, disse Bolsonaro em outubro de 2020 – (Foto: Adriano Machado/Reuters)

Em pesquisa divulgada no último domingo (11), o Instituto Datafolha indicou que 70% dos brasileiros acreditam que há corrupção no governo do presidente Jair Bolsonaro. Outros 23% afirmaram não ter suspeitas de irregularidades na gestão do chefe do Executivo e 7% não souberam responder.

O levantamento também demonstrou que devido as investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, o Ministério da Saúde também registra alta desconfiança dos entrevistados: 63% confiam que a pasta está envolvida em esquemas corruptos, enquanto 25% negam qualquer desvio.

Leia também: 63% dos brasileiros desaprovam o governo Bolsonaro, aponta pesquisa

Além disso, 64 % das pessoas ouvidas no levantamento acreditam que Bolsonaro tinha conhecimento do esquema. Entre os que acreditam no envolvimento do presidente no esquema, estão os jovens de 16 a 24 anos (72%) e nordestinos (71%) são maioria. Já os que negam a participação de Bolsonaro somam 25% e 11% não opinaram.

A pesquisa foi feita presencialmente entre os dias 7 e 8 de julho, com 2.074 pessoas. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Ainda entre os entrevistados, foi observado que entre as mulheres e nordestinos os índices de desconfiança no governo Bolsonaro são mais altos. Sendo mulheres 74% e nordestinos 78%. Mais de 92% enxergam irregularidades na gestão atual.

Já homens, pessoas com mais de 60 anos (29%), evangélicos (30%) e moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (31%) são os que mais confiam na gestão Bolsonaro.