O início do ano letivo de 2022 na rede pública municipal de São Luís foi adiado para o próximo dia 22. O anúncio foi feito na última sexta-feira (28) e gerou insatisfação entre os pais dos alunos que já aguardavam o retorno das aulas.

Leia: São Luís: Poucas escolas municipais voltaram a ter aulas presenciais 

De acordo com a Prefeitura de São Luís, o calendário foi adiado devido ao aumento dos casos de Covid na cidade, mas há outros fatores que impediram o retorno das aulas presenciais na rede, tais como: o atraso nas obras das escolas municipais.

A gestão de Eduardo Braide deveria ter reformado todas as escolas da rede, mas até o início deste ano somente poucas escolas tiveram a reforma concluída. De acordo com o Sindeducação, as escolas que já voltaram às atividades presenciais ano passado tiveram muitos problemas no atendimento aos protocolos sanitários e ainda foi registrado falta de insumos e até de água potável.

Ainda sobre as escolas municipais que estão em reforma, o Ministério Público irá requerer à Semed a relação daquelas que não terão condições de iniciar as aulas no dia 1º de fevereiro devido ao andamento dos serviços. “Daí vamos ter que achar alternativas para que os alunos não fiquem mais prejudicados e iniciem o mais breve possível o ano letivo de forma presencial”, disse o promotor Paulo Avelar, titular da 1ª Promotoria de Justiça da Educação de São Luís.

Nas redes sociais, os pais dos alunos cobraram da Prefeitura de São Luís informações sobre o cartão alimentação das crianças e demonstraram insatisfação com adiamento do início das aulas, já que a rede particular de ensino reinicia o calendário letivo nesta segunda-feira (31).

Confira: