Mais um portal Nacional da como incerta a decisão do governador Carlos Brandão quanto ao seu futuro político. Com as opções de ser candidato ao Senado e permanecer à frente do Palácio dos Leões para tentar eleger o seu sobrinho governador, Carlos Brandão (sem partido) ainda não gera confiança de políticos locais e nacionais quanto a sua verdadeira intenção.

E desta vez foi um portal do sistema globo de complicações, que no Maranhão é ligado ao grupo Sarney, aliado recente de Carlos Brandão. O portal coloca o maranhense entre os cinco governadores que ainda não decidiram o que fazer. A própria matéria mostra que há três outros governadores que já definiram que não concorrerão, mas a postura de Carlos Brandão não inspira confiança nas palavras que tem dito a interlocutores e durante eventos: de que não disputará as eleições de 2026.

As incertezas em torno da decisão de Brandão são reforçadas por que há um pedido expresso do Presidente Lula para que o maranhense concorra ao Senado, plano que não pode ser executado devido às pressões do irmão Marcos Brandão, que prefere garantir um futuro político a seu filho Orleans Brandão – que nunca disputou o cargo algum e nem tem experiência do tio.

Nos últimos dias, Brandão tem precisado repetir a aliados que não deixará o Palácio dos Leões e apostará no projeto familiar, no intuito de impedir uma candidatura do vice-governador Felipe Camarão. Acontece que o próprio Carlos Brandão deixou público o pedido do presidente Lula e adicionalmente teria como principal desafio ficar pela primeira vez em décadas sem mandato.

O assunto ganha contornos ainda mais dramáticos quando analistas políticos observam que Brandão sairá do governo com uma extensa lista de processos a responder. Portanto ficar sem o foro privilegiado seria de um grande risco, fazendo com que ele seja mandado“para o sacrifício” pelo próprio irmão. As palavras são do próprio Carlos Brandão…

*Com informações de G1, leia o artigo completo aqui.