De forma taxativa, durante encontro da direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), em Salvador, o presidente nacional da sigla, Edinho Silva, informou a um grupo de petistas do Maranhão que o partido realizou pesquisa qualitativa recentemente e que o provável é que não haja apoio do PT a uma candidatura do MDB no Maranhão.
Segundo a coluna Estado Maior, Edinho disse que a pesquisa qualitativa mostra que o nome do MDB, o secretário de Assuntos Municipalista, Orleans Brandão, não é a melhor opção para apoiar no Estado.
Além disso, Edinho Silva garantiu que a unidade do grupo ainda é a prioridade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Maranhão. E, por isso, vai continuar dialogando com o governador maranhense.

“Vai voltar a conversar com Brandão em busca da unidade. Mas aí, será o governador que vai dizer se manterá a candidatura de Orleans ou se vai substituir o candidato”, disse um petista à coluna.
A alternativa de uma terceira via já havia sido apresentada ao governador por Edinho Silva. O nome citado foi o do ministro de Esporte, André Fufuca (PP). Na ocasião, o governador disse ao presidente nacional do PT que conversou com sua base e que não aceitaram a sugestão da terceira via.
É um impasse e pelo jeito, Brandão seguirá fiel ao seu projeto familiar.