A Federação Brasil da Esperança — formada pelos partidos PT, PCdoB e PV — se reuniu na manhã deste sábado (5), em São Luís, em um encontro marcado por conversas, reafirmações e unidade política. Reunindo mais de 160 mandatos entre vereadores, prefeitos e deputados, o evento contou com a condução do vice-governador Felipe Camarão, que teve sua pré-candidatura ao governo do Maranhão em 2026 reforçada pelos partidos do campo progressista.
“Dialogar é sempre importante, e nossa manhã de sábado foi assim: conversando com os companheiros do PT, PCdoB, PV e outros amigos”, destacou Felipe Camarão, ao comentar o clima de união no encontro.
Durante o evento, lideranças políticas relembraram o marco que foi a eleição de Flávio Dino em 2014, quando o campo progressista chegou ao governo estadual. O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) destacou a importância de manter viva essa trajetória: “A consciência de que toda esta história começou em 2014, com a vitória de Flávio e Brandão, reforça a importância deste legado; em 2022 repetimos a vitória, com a unidade em torno de Carlos Brandão, o que a gente espera seja repetido por todos em 2026”.
Felipe Camarão, que é o nome defendido pelo PT para a disputa do governo estadual, reafirmou a disposição de manter a aliança unida: “O PT está unificado para as eleições de 2026, defendendo a unidade do grupo, com minha candidatura ao governo e também o apoio total à candidatura do Brandão ao Senado; a gente pretende continuar assim para que o Maranhão possa seguir no caminho certo”.
O encontro teve como principal foco a valorização da continuidade do projeto político iniciado há mais de uma década, com destaque para a liderança de Flávio Dino, a gestão de Carlos Brandão e agora, a pré-candidatura de Felipe Camarão. A Federação reafirmou a prioridade de manter esse campo político unido e forte para as eleições de 2026.