No dia 8 de janeiro de 2023 tentaram criar as condições para consumar um golpe de estado no Brasil. Mais que depredar e vandalizar os prédios da Câmara e Senado, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto a horda bolsonarista tentou depredar e vandalizar a democracia brasileira. Não deu certo, a democracia venceu e desde então, por suas instituições, caminha para sepultar aquele momento e estabelecer a devida punição aos criminosos.


Antes de seguir, dois lembretes importantes. Primeiro, o 8 de janeiro não é um fato em si, do nada, um amontoado de baderneiros atacando os prédios dos Três Poderes. Não, ele foi construído ao longo do tempo com acampamentos que pediam ditadura; em discursos e fake news regidas por Bolsonaro e suas milícias digitais; e em atos como a tentativa de invasão da Polícia Federal em 12 de dezembro de 2022 e a preparação de um atentado à bomba no aeroporto de Brasília na véspera do Natal. Segundo, nunca esqueçamos que no roteiro do golpe tinha o assassinato do presidente Lula, de seu vice Geraldo Alckmin e do ministro do STF Alexandre de Moraes !


Sob inspiração e regência de Bolsonaro, não há dúvida, o Brasil mergulharia numa violenta, tenebrosa e escura noite de arbítrio !


É isso que precisa ser visto e considerado quando as mesmas forças políticas que planejaram a tentativa de golpe agora perfilam para defender anistia “àqueles pobres baderneiros”, “às velhinhas com a Bíblia na mão” e a “inocente cabeleira do batom”. O bolsonarismo se alimenta da mentira como vampiro de sangue. E com muita mentira que agora tentam embasar uma justificativa inexistente para a anistia.


Ora, ao ponto : anistia para os golpista do 8 de janeiro é perdoar crimes cometidos e comprovados contra a Pátria; é atenuar a gravidade do que ocorreu para depois deixar tudo aquilo como um ação de vândalos desnorteados e sem comando; e é, sobretudo, estimular novas tentativas de golpe.


Por fim, o mesmo bolsonarismo que empurrou pessoas para as ações violentas agora despudoradamente tenta se proteger nessas pessoas para encobrir o real intento que é conseguir anistia para o chefe Bolsonaro. Sem anistia, pela democracia !

MARCIO JERRY Jornalista, deputado federal(PCdoB)
Artigo Publicado em O Imparcial