De acordo com informações divulgadas com exclusividade pelo site do Luís Pablo, gravações revelam o possível envolvimento do desembargador Kleber Costa Carvalho, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), em manobras que levaram ao afastamento da ex-prefeita de Paço do Lumiar, Paula da Pindoba. A suposta armação envolve ainda o atual prefeito Inaldo Alves Pereira, o candidato a prefeito Fred Campos e o deputado federal Fábio Macedo.

Nos áudios, que seriam do advogado Abner Barroco Vellasco Austin, genro do prefeito de Paço do Lumiar, ele conversa ao telefone e menciona a proximidade com o desembargador e com o deputado. “O Kleber tem uma proximidade razoável com a gente, e eu sei que ele é ligado a Fábio Macedo. Nosso objetivo é que ele esteja alinhado com a gente, porque eles vão pressionar bastante para derrubar a decisão de 1° grau”, diz Abner em um dos trechos.

Em outra parte da gravação, Abner sugere que Fábio Macedo, por sua relação com o desembargador, poderia fazer um “pedido adicional” para garantir uma decisão mais favorável. O advogado também menciona que a decisão que afastou Paula da Pindoba teria sido obtida graças à atuação de Kleber Costa Carvalho. “A gente entrou com o agravo e tornou Kleber para o evento… o que foi muito bom pra gente”, revela Abner.

Além disso, ele sugere que a decisão fosse “segurada” por mais 30 dias, dando tempo para eles se organizarem, e pede ajuda em um mandado de segurança relacionado à atuação do Gaeco. Em um segundo áudio, uma pessoa afirma que, no TJ-MA, o valor para não suspender uma liminar seria de R$ 1 milhão, e o dinheiro viria dos contratos de lixo e iluminação pública.

O site do Luís Pablo também relembra que, no mês passado, a Polícia Federal deflagrou a Operação 18 Minutos, que investiga um esquema milionário de venda de sentenças no TJ-MA. O candidato Fred Campos, que é apoiado pelo partido de Fábio Macedo (Podemos), foi alvo da operação e atualmente usa tornozeleira eletrônica.

O advogado Carlos Madeira, que representa Paula da Pindoba, não foi localizado para comentar se alguma medida será tomada diante dessas revelações. O caso deve ter novos desdobramentos, com a possível inclusão de mais magistrados no esquema.

Ouça aqui as gravações: