Neste sábado (7), o  líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Márcio Jerry, usou as redes sociais para expor a situação da Casa de Apoio Ninar, em São Luís, após receber denúncias de abandono por parte das mães atendidas pela instituição. O deputado, que também é integrante da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, afirmou que encaminhou ofício à Secretaria de Saúde do Maranhão, solicitando medidas urgentes para resolver o problema.

“O abandono da Casa de Apoio Ninar, denunciado pelas mães, requer providências urgentes e efetivas da Secretaria de Saúde do Governo do Maranhão”, afirmou Jerry. Ele ressaltou que é necessária uma ação rápida para garantir o atendimento adequado às famílias que dependem do serviço.

Deputado Marcio Jerry utiliza redes sociais para solicitar melhorias na Casa Ninar

Segundo o parlamentar, o secretário de Saúde do Estado, Tiago Fernandes, entrou em contato garantindo que as medidas já foram adotadas para atender às reivindicações e assegurou que não há abandono da instituição. “O secretário garantiu que as providências foram tomadas e que não há abandono”, destacou o deputado.

Márcio Jerry ainda anunciou que, na próxima segunda-feira (9), ele e outros membros da Comissão farão uma visita à Casa de Apoio Ninar para verificar de perto as condições do local e o andamento das ações prometidas pelo Governo do Estado. “Vamos acompanhar de perto para garantir que as famílias sejam atendidas com dignidade e que a Casa volte a funcionar plenamente”, concluiu.

Em resposta à solicitação do parlamentar, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, se manifestou diretamente, afirmando que a situação já está sendo tratada com prioridade pelo governo estadual. “Deputado, ontem mesmo estive na Casa de Apoio Ninar para ouvir e dialogar com as mães atípicas. Asseguro que as demandas delas têm absoluta prioridade”, declarou Brandão. O governador destacou ainda os esforços do governo do Maranhão para ampliar o atendimento a pessoas com deficiência e seus familiares. “A ampliação do atendimento de pessoas com deficiência tem sido constante foco das ações do Estado. Exemplo disso é a Casa TEA 12+, a primeira inaugurada no Nordeste, que marca uma verdadeira conquista para o nosso governo”, acrescentou.