O resultado da eleição no Maranhão traz alguns ensinamentos importantes sobre a disputa majoritária deste ano: venceu o candidato que não ficou em cima do muro e definiu um lado. A chapa Flávio Dino, Carlos Brandão e Lula saem vitoriosas porque a população compreendeu o que estava em jogo: a continuidade das políticas públicas gestadas por Dino e continuadas por Brandão.
Leia também: Liderança de Braide derrete e Weverton perde pra Lahesio em todas as zonas eleitorais da capital
Perderam aqueles que enganaram a população, ora contratando pesquisas fraudulentas para inflar seus candidatos, ora tecendo matérias desinformativas criando falsas narrativas em blogs sem lastro na realidade.
Cabo eleitoral do candidato derrotado Weverton Rocha, o blog Marrapá, contratado pelo pedetista e um dos sites de fofocas de baixo nível da política maranhense, sempre que pôde tratou Brandão como “governador tampão”, como se isso fosse insulto, além de ter atacado institutos de pesquisa para tentar credibilidade deles. Não deu.
Postura equivocada também cometeu os blogs do Marco Aurélio Deça e do Clodoaldo Correa, apenas para citar alguns, especialistas na produção de narrativas falsas. Esse tipo de má conduta ajuda o maranhense a clarear a linha editorial duvidosa desses comunicadores, até então descompromissados com o pulso das ruas.
Perdeu também aquele candidato que se achava esperto o suficiente por acender uma vela para Lula no Maranhão e outra para Bolsonaro em Brasília, sendo turbinado às escondidas por recursos do orçamento secreto bolsonarista.
O senador Weverton, diga-se, termina bem menor desta eleição, após ter sido eleito com o apoio de Flávio Dino, o traído, e amargando uma derrota descomunal, sendo o terceiro lugar no resultado final da disputa ao Governo.
A campanha de Carlos Brandão foi feita, como diz o presidente Lula, com olho no olho, com o compromisso de quem tem a palavra de governante como sua fiadora máxima.
Em sinal de amplo apoio do eleitorado maranhense, Brandão venceu em primeiro turno com 51% dos votos, seguido por Lahesio 24% e Weverton com 20%.
Ganhou o maranhense que terá mais quatro anos de um governo comprometido com a melhoria de vida do povo sofrido, cansado de falsas narrativas, mas esperançoso que as mudanças reais no seu dia a dia continuarão a chegar.