Alvo da PF, Juran é aliado de primeira hoje de Weverton Rocha…
Alvo da PF, Juran é aliado de primeira hoje de Weverton Rocha…

A operação da Polícia Federal feita nesta quinta-feira (15) contra um aliado de Weverton em Presidente Dutra é só a ponta do iceberg de um amplo esquema de corrupção e desvios de dinheiro público.

O esquema funcionava com base em notas frias. A operação em Presidente Dutra contra Juran Carvalho, homem de confiança de Weverton, foi só a primeira em uma série de cidades.

A PF vê indícios de ligação entre esse esquema e o Orçamento Secreto, amplamente usado por aliados de Weverton Rocha e Roberto Rocha em municípios maranhenses.

Já há pedidos de prisão contra 3 prefeitos. Eles procuraram advogados em busca de habeas corpus.

Em Presidente Dutra, a PF investiga desvio de recursos públicos federais destinados ao combate ao coronavírus. Mais de R$ 2 milhões teriam sido direcionados em licitação para favorecer uma empresa quando Juran era prefeito.

Nestas outras cidades em que a PF também investiga, empresas que venderam notas frias são do ramo de medicamentos e de postos de gasolina.

E o caso traz uma informação bombástica: entre os postos de gasolina, estão alguns adquiridos recentemente por um prefeito muito amigo de Weverton.

Também foram identificadas transações suspeitas com fazendas e gado. Tudo com fins de lavagem de dinheiro, segundo a Polícia Federal.

Do Domingos Costa*