Em maio deste ano, quando anunciou que concorreria à reeleição ao Senado, Roberto Rocha contou com a participação de aliados do senador Weverton. Na ocasião, foi anunciada a ‘união por um propósito’, que meses depois já está estremecida e a ‘frente’ liderada por Weverton e Roberto já quase não existe mais.
O trio tem em comum uma verdadeira trama de indícios de desvios de dinheiro público, seja de forma direta ou indireta. Josimar, por exemplo, é alvo de várias investigações que buscam apurar desvios de verbas públicas. Em julho deste ano, a Polícia Federal concluiu que o deputado participou de um suposto esquema que utilizava empresas fantasmas para fraudar obras de pavimentação em estradas da cidade de Zé Doca, no interior do estado, cuja prefeita é irmã do parlamentar. Ao todo, estima-se que foram desviados R$ 1,8 milhão.
- Loteada por apadrinhados de Roberto Rocha, Codevasf protagoniza mais um escândalo com dinheiro público
- Weverton é peça-chave do Orçamento Secreto, diz revista nacional
- PF conclui que Josimar participou de suposto esquema de fraude em obras no MA
Além disso, a PF também afirma ter provas que o deputado Josimar de Maranhãozinho cometeu os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e de organização criminosa.
Já Roberto Rocha é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em inquérito sobre desvios de emendas parlamentares no Maranhão. De acordo com a Folha de São Paulo, o ministro Ricardo Lewandowski incluiu o nome de Rocha entre os investigados após PF analisar informações encontradas com o grupo suspeito de operar o esquema.
Nos diálogos, um dos suspeitos enviou tabelas e anotações com valores, nomes de pessoas e de municípios maranhenses. Um dos nomes que apareceram no material foi o de Roberto Rocha, aliado de Weverton.
Weverton teve seu nome envolvido em um escândalo grandioso sobre um suposto esquema de desvio de recursos do SUS. A trama dos dados super inflacionados de prefeituras maranhenses grudou no senador neobolsonarista graças ao suposto envolvimento de prefeitos aliados. Entre eles, Erlânio Xavier, aliado forte de Weverton e prefeito de Igarapé Grande, a cidade liderada por Xavier foi citada pela Revista Piauí como pioneira em arrochar o orçamento secreto.
De acordo com a reportagem, Erlânio inflacionou os números das consultas no município a ponto de chegarem à média de 34 atendimentos por habitante.
Qual seria o propósito da união do trio? Após um claro enfraquecimento da aliança de Rocha, Josimar e Weverton, os três resolveram aparecer juntos nas redes sociais para apaziguar o derretimento do grupo bolsonarista.