A edição de O Globo deste fim de semana destacou o favoritismo do governador Carlos Brandão (PSB) na corrida eleitoral de outubro. De acordo com a reportagem, a aliança com Dino e Lula deverá ajudar a consolidar sua liderança na disputa.
O Globo classificou esta eleição estadual como uma “eleição de alianças”. De acordo com analistas políticos, as alianças firmadas pelos candidatos definirão os rumos da disputa eleitoral no estado.
- O Globo mostra amplo favoritismo de Flávio Dino na disputa do Senado no MA
- TRE obriga Roberto Rocha a retirar calúnia contra Flávio Dino das redes sociais
A reportagem ainda destacou que a ampla coligação de Brandão lhe garantirá o maior tempo de TV no eleitoral gratuito, o que o núcleo de campanha classifica como crucial para consolidar seu favoritismo. Pesquisas internas do governador indicam que a maioria dos maranhenses se informa pela televisão.
Brandão ainda registra o dobro da intenção de voto do senador Weverton Rocha (PDT), que tem o segundo maior tempo de TV, e do médico conservador Lahesio Bonfim (PSC), o único bolsonarista declarado entre os principais candidatos.
De acordo com a reportagem, deve pesar a favor de Brandão, também, o apoio de Lula, já que o Maranhão costuma votar massivamente em candidatos do PT. Em 2018, o petista Fernando Haddad teve 61,26% dos votos válidos no estado contra 24,28% de Jair Bolsonaro.
Leia a matéria completa aqui*