O ex-presidente Lula (PT) cresceu quatro pontos na pesquisa BTG/Pactual divulgada nesta segunda-feira (15). O petista lidera com 45% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, pontua 34%. Há um crescimento de Lula fora da margem de erro, enquanto Bolsonaro manteve-se estável em relação ao levantamento anterior.
Ciro Gomes (PDT) é o terceiro colocado, com 8%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 2%. O pedetista cresceu um ponto, e a emedebista perdeu um.
Leia também: Moraes será o relator do processo de candidatura de Bolsonaro no TSE
O resultado desse levantamento é ruim para Bolsonaro, tendo em vista que assessores presidenciais esperavam um crescimento do presidente em intenções de votos após o pagamento do Auxílio Brasil a R$ 600 reais.
Os demais presidenciáveis pontuaram entre 0 e 1%. Brancos e nulos somam 6%, e indecisos, 2%. O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 14 de agosto e registrado no TSE sob o número BR-00603/2002.
A pesquisa também mensurou que cresceu a vantagem de Lula sobre Bolsonaro em eventual segundo turno. O petista pontua agora com 53%, contra 38% do Presidente da República.
Pela lei a campanha presidencial começa oficialmente nesta terça-feira (16), apesar dos eventos de pré-campanha já terem iniciado há um tempo.
Lula dará o pontapé inicial de sua campanha pelo Sudeste, onde terá comício em Belo Horizonte na quinta (18). O petista deve concentrar a pauta do debate na economia, fazendo comparações com o atual governo, sem cair nas agendas de costumes que Bolsonaro planeja na seara de costumes.
O presidente Jair Bolsonaro também iniciará sua campanha pelo Sudeste, especificamente em Juiz de Fora (MG), onde ele sofreu um atentado à faca em 2018.