Foto: Ricardo Stuckert

Nesta quinta-feira (11), Vox Populi divulgou uma pesquisa que confirma que, caso as eleições presidenciais fossem hoje, o ex-presidente Lula (PT) seria eleito no primeiro turno com 57% dos votos válidos.

Em três cenários estimulados pelo levantamento, o petista soma 44% e 45% no primeiro turno.

O primeiro cenário mostra Lula com 44% dos votos, mais do que a soma de todos os demais nomes incluídos, que somam 33%. Jair Bolsonaro (Sem partido) terminaria com 21%; Ciro Gomes (PDT), com 4%; Sergio Moro (Podemos), 3%; José Luiz Datena (PSL), 3%; João Doria (PSDB), 1%; e Luiz Henrique Mandetta (DEM), 1%. Rodrigo Pacheco (DEM, de mudança para o PSD), ficaria com 0%.

Já no segundo cenário, com Eduardo Leite (PSDB-RS) no Lugar de Doria, Lula aparece com índice ainda mais alto (45%), contra 34% dos demais nomes somados.Sem Bolsonaro, Lula segue com os mesmos 45% dos votos, contra 23% dos demais: Moro (8%), Ciro (6%), Datena (4%), Doria (2%), Mandetta (2%) e Pacheco (1%). Indecisos e que não responderam somaram 15%. Brancos e nulos, 17%.

Segundo turno

Já em um suposto segundo turno, o ex-presidente vence em todos os cenários pesquisados em um eventual segundo turno. Na disputa com Bolsonaro, Lula ganharia de 52% a 24%. Contra Ciro, a vitória seria por 49% a 15%. Contra Doria, Lula venceria por 53% a 10%.

Na pesquisa espontânea, quando não são revelados os nomes dos canditados, o petista é citado por 28% dos entrevistados, bem à frente dos demais lembrados: Bolsonaro (15%), Ciro (2%) e Moro (1%).

A pesquisa mostra ainda que Lula é considerado o melhor presidente que o Brasil já teve, sendo lembrado por 41% dos entrevistados. Bolsonaro vem bem atrás, com apenas 15%. FHC soma 9%.