O deputado Josimar de Maranhãozinho seria um dos envolvidos no esquema de prefeituras que inflam estatísticas de saúde para ganhar mais dinheiro do SUS, de acordo com a Revista Piauí.
Apontado pela publicação como um dos principais articuladores do super esquema de propina do orçamento secreto, o parlamentar, aliado de Weverton (PDT), é citado por cobrar propina dos prefeitos utilizando homens armados.
Em março deste ano, Josimar foi flagrado pela Polícia Federal carregando maços gigantescos de dinheiro vivo em seu escritório em São Luís. De acordo com a reportagem, o grupo liderado por Maranhãozinho teria utilizado um grupo armado e extorsões para cobrar propina dentro das emendas parlamentares destinadas a prefeituras do Maranhão. A informação consta nas investigações da Polícia Federal (PF) repassadas ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo trechos da investigação divulgados pelo jornal O Globo, o deputado Josimar de Maranhãozinho é apontado como o líder da organização criminosa. Além disso, um agiota de nome Josival Cavalcanti da Silva, conhecido como Pacovan, supostamente emprestava recursos aos parlamentares e recebia de volta pagamentos em dinheiro desviados de emendas parlamentares.
- Entenda a conexão Weverton, Erlanio e Lira em emendas da saúde suspeitas de corrupção
- Corrupção: prefeito que coordena a campanha de Weverton infla números e bate recorde mundial de consultas por habitantes
Em maio, Josimar aderiu à pré-campanha de Weverton ao Governo do Maranhão. O deputado federal indicou o deputado estadual Hélio Soares, do mesmo partido de Bolsonaro, para vice da chapa do pedetista. Além de apoio político, segundo a mesma reportagem, uma verdadeira trama de distribuição de recursos une o deputado federal e o senador.
Confira a reportagem completa aqui*