Através das redes sociais, o ex-governador Flávio Dino (PSB) desmentiu uma série de fake news sobre os dados oficiais dos estado Maranhão. Na ocasião, Dino relembrou um artigo publicado no mês de abril deste ano em que expôs os verdadeiros índices sociais do estado.
Em seu texto, o ex-governador frisou que o Maranhão teve a 4ª maior queda no número de pessoas pobres entre 2019 e 2020, e também registrou o 4º melhor resultado do país no acumulado de 2014 a 2020. Além disso, o IBGE também constatou uma melhoria nos valores de rendimento mensal a partir da renda do trabalho desde 2015, com aumento de 14,8% até 2020, a 2ª maior variação entre todos os estados brasileiros.
- Com Flávio Dino, Maranhão foi o quarto Estado que mais reduziu a pobreza, mostra IBGE
- Maranhão foi um dos estados do Nordeste que mais gerou empregos em fevereiro
- Flávio Dino reduz pobreza no Maranhão e caminha para 100 restaurantes populares – maior rede do Brasil
Neste período, o Porto do Itaqui, o porto público gerido pelo governo do Estado, atraiu mais de R$ 2 bilhões em investimentos, expansão das atividades e construção de novos terminais e berços para atracação de navios. O que ocasionou a geração de novas oportunidades de crescimento das empresas e novos postos de trabalho.
Ainda do artigo, Dino cita que o Maranhão, desde 2017, apresenta saldo positivo na geração de empregos, conforme dados do CAGED do Ministério da Economia. Em 2021 foram mais de 42 mil novos postos formais de trabalho, o melhor resultado relativo do Nordeste.
Confira o artigo na íntegra: