A desembargadora Angela Salazar, vice-presidente do TRE-MA acatou pedido de liminar do PCdoB e suspendeu a divulgação da TV Difusora/Exata, prevista para este sábado 26.
Salazar entendeu que o questionário apresentar um único cenário para o 2o turno, entre Brandão e Weverton pode incutir no eleitor uma realidade desvirtuada, promovendo o favorecimento da projeção dos pré-candidatos que já possuem maior evidência.
Leia: O choque de realidade das pesquisas e o direito de espernear de Weverton Rocha
Estagnado e com tendência de queda, segundo as últimas pesquisas, Weverton corre o sério risco de não passar para o segundo escrutínio eleitoral.
Os pré-candidatos Lahesio Bonfim (PTB) e Roberto Rocha, ainda sem partido, representantes do bolsonarismo raiz, ameaçam ultrapassar o pedetista.
Assim, o “Item 10” do questionário apresentado pela representada, sugerindo cenário de segundo turno apenas com a presença dos pré-candidatos Carlos Brandão e Weverton Rocha, em detrimento dos demais concorrentes ao pleito majoritário, pode, efetivamente, influenciar no processo de conhecimento dos postulantes/interessados na disputa e de convencimento do público-alvo da pesquisa”, ressalta a desembargadora decisão.
Angela Salazar foi homenageada na última quarta-feira no Senado.
A magistrada do recebeu o diploma Bertha Lutz, honraria dedicada a cidadãs que tenham contribuído para a defesa dos direitos da mulher e para as questões de gênero do Brasil.
A indicação foi de Weverton Rocha.