A coluna Radar Online, da Revista Veja, exaltou nesta segunda-feira (21) os números positivos da economia do Maranhão no ano passado. Segundo a publicação, a “recuperação em V” tão exaltada pelo ministro Paulo Guedes está sendo comemorada por opositores do presidente Jair Bolsonaro.

Leia também: Cappelli reafirma: se houver segundo turno será entre Brandão e um bolsonarista

Dados atualizados do Caged, do Ministério do Trabalho, apontou que a estratégia maranhense de lockdown no início da pandemia da Covid-19 em 2020 deu resultado positivo.

A medida possibilitou que Maranhão fosse o primeiro Estado do país a reabrir a economia, ainda em maio de 2020, com a recuperação em “V “na geração de empregos formais logo já no mês seguinte.

Em 2020, o Maranhão registrou uma criação líquida de 16.584 empregos, enquanto o Brasil teve fechamento de 191,5 mil vagas ao longo do ano.

Maranhão com dados positivos também em 2021

O Caged também computou os dados de emprego no Maranhão em 2021 e os resultados têm animado o entorno do governo Flávio Dino (PSB), que observam os números como um contraponto à narrativa de Bolsonaro contra as medidas de contenção do novo coronavírus.

O presidente, sempre que pode, se posiciona contra as medidas de controle da Covid-19, pois em sua visão limitada isso atrapalharia a economia, o que os números revelam o contrário.

Segundo o Caged foram criados no Maranhão 41.567 postos de trabalho em 2021, no acumulado de janeiro a dezembro do ano passado. Esse resultado foi o quarto melhor desempenho do Nordeste, atrás do Ceará (81.460), Pernambuco (89.697) e Bahia (133.779).