As atitudes do senador Weverton Rocha (PDT) confirmam seu rompimento com o grupo de Flávio Dino (PSB). Nesta segunda-feira (31), data marcada para a definição do apoio do governador ao seu sucessor, o pedetista agendou, para o mesmo horário, coletiva de imprensa para lançamento da sua pré-candidatura ao governo do Estado. Com isso, agora é oficial que a escolhida de Dino é o vice-governador Carlos Brandão (PSDB).
Mesmo sem conseguir reunir a maioria dos partidos, um dos principais critérios da carta-compromisso assinada por todos os partidos da base aliada ainda em julho do ano passado, Weverton segue sustentando sua pré-candidatura, o que significa a quebra de fidelidade do grupo que reelegeu Dino em 2018 e levou o próprio pedetista e Eliziane ao Senado.
Além de ter a maioria dos partidos (PSDB, PSB, Cidadania, PCdoB e PROS), Brandão deve receber outros importantes apoios durante os próximos meses, como o PT e o Patriota. Além disso, os deputados federais Pedro Lucas (União Brasil) e André Fufuca (PP) devem desembarcar no projeto do vice-governador.
Carlos Brandão também conta com a maioria do apoio dos deputados da Assembleia Legislativa e dos prefeitos do Maranhão, o que ratifica a posição de Dino em favor de quem melhor se viabilizou politicamente para continuar a tocar os projetos iniciados pela gestão do socialista.
Com sua ausência na reunião que ocorre no Palácio dos Leões praticamente confirmada, Weverton confirma o rompimento com o grupo do governador e banca sua pré-candidatura ao governo, à revelia do que foi preconizado por Dino de manter a base de apoio vitoriosa na última campanha unida.