O secretário de cidades do Maranhão, Márcio Jerry, em entrevista a uma emissora de rádio falou sobre a atuação do Governo do Maranhão nas cidades afetadas pelas fortes chuvas no estado. Em sua fala, Jerry destacou que o trabalho realizado nesses locais acontece em conjunto com os gestores municipais.
O secretário destacou que todas as ações do Governo do Maranhão são assessoradas pela Defesa Civil, que estabelece os critérios de gravidade da situação de cada município.
Márcio Jerry ainda esclareceu que, a maioria dos pontos de alagamento que foram registrados no estado são sazonais, com exceção das cidades de Imperatriz, Trizidela do Vale e Pedreiras que enfrentam o problema todos os anos. Em Mirador, o secretário destacou que houve uma alteração no perfil do escoamento da água e isso será estudado pelo governo do Maranhão.
” Temos buscado estar presentes em cada um desses municípios para averiguar a situação in loco e a apresentar soluções de maneira imediata”, enfatizou.
Dentre as ações de ajuda à vítimas das enchentes, o secretário afirmou que as famílias afetadas estão recebendo auxílio de cestas básicas, atendimento médico através da força estadual de saúde. Em Colinas, o restaurante popular está distribuindo refeições de forma gratuita.
Sobre futuros pontos de enchentes, Márcio Jerry destacou que há uma mobilização de várias secretarias monitorando as inundações para que o Governo do Maranhão possa responder de maneira imediata, caso haja um agravamento da situação no estado.
Ao ser questionado sobre a participação do vice-governador, Carlos Brandão, na coordenação das ações de auxílio às vítimas das enchentes e aos municípios, o secretário de cidades esclareceu que em outras situações as secretarias do estado estariam a frente das ações sob comando do governador Flávio Dino e colaboração do vice-governador.
“No dia 7 estaremos em Mirador e ainda nesta semana, em Imperatriz, Grajaú, Barra do Corda e em todas cidades que for necessário a presença do governo do estado, o vice-governador irá visitar”, afirmou o secretário ao comentar a participação do vice-governador na coordenação das ações.
Impossibilitado de viajar por ter contraído Covid-19, o governador Flávio Dino disse que está acompanhando os trabalhos na região através do comitê. “Assim que minha saúde permitir, retomarei as viagens”, comentou.