greve slz cpi transportes
Foto: Reprodução

O Ministério Público do Maranhão iniciou uma investigação contra o Município de São Luís, Consórcio Central, Consórcio Via SL, Consórcio Upaon-Açu, Viação Primor LTDA e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET).

A apuração tem o objetivo de verificar o custo real do serviço de transporte da capital e as receitas obtidas pelas empresas concessionárias, bem como a instituição de subsídio tarifário pela Prefeitura de São Luís.

Leia: CPI dos Transportes quer abrir caixa preta de empresas rodoviárias em São Luís, diz Coletivo Nós

De acordo com o MPMA, o procedimento visa observar se há lesão aos direitos dos usuários do serviço público de transporte coletivo. O documento foi assinado pela promotora de justiça Lítia Cavalcanti.

A greve ocorrida em outubro deste ano foi considerada como principal motivação da abertura do procedimento. Além disso, também foram as medidas anunciadas pelo Executivo Municipal para o encerramento da greve, com a criação do Cartão Cidadão e a instituição de subsídio tarifário, correspondente ao repasse mensal no valor de R$ 4 milhões ao sistema de transporte coletivo de São Luís.