Nesta semana a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de São Luís, instalada para investigar os contratos do transporte público da Ilha irá eleger presidente e relator nesta semana.
A primeira reunião de trabalho do colegiado deve ocorrer de hoje (29) até quarta-feira, 1ª de dezembro.
Seguindo um acordo de respeito que há dentro das Casas Legislativas, existe a tendência que o autor do requerimento da CPI ocupe a vaga de presidente do colegiado. Entretanto, nos bastidores foi ventilada a informação que o vereador Álvaro Pires ocupe o cargo.
O autor de um segundo requerimento da CPI, o vereador Marquinhos (DEM) já afirmou que não aceitará caso isso ocorra. Até a manhã desta segunda-feira não foi registrado acordo entre os parlamentares sobre a composição de presidência e relatoria.
O presidente da Casa, vereador Osmar Filho (PDT), deve ser acionado por Marquinhos e Chico Carvalho caso os membros do colegiado não cheguem a um consenso.
Após a escolha de presidente e relator é que a CPI deve iniciar os trabalhos, com o levantamento de dados, oitivas e sessões na Casa.
Definição dos membros da mesa
A Câmara Municipal de São Luís definiu os cinco membros titulares da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Transportes Públicos.
Serão membros titulares os vereadores Chico Carvalho (PSL); Marquinhos Silva(DEM); Octávio Soeiro (Podemos); Álvaro Pires(PMN) e Astro de Ogum(PCdoB). Vale ressaltar que, os vereadores Octávio Soeiro e Álvaro votaram contra a instalação da Comissão.