Representantes da categoria dos rodoviários estiveram presentes na galeria acompanhando a sessão extraordinária no último dia 27. Foto: Leonardo Mendonça/Câmara de São Luís

Nesta semana a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de São Luís, instalada para investigar os contratos do transporte público da Ilha irá eleger presidente e relator nesta semana.

A primeira reunião de trabalho do colegiado deve ocorrer de hoje (29) até quarta-feira, 1ª de dezembro.

Seguindo um acordo de respeito que há dentro das Casas Legislativas, existe a tendência que o autor do requerimento da CPI ocupe a vaga de presidente do colegiado. Entretanto, nos bastidores foi ventilada a informação que o vereador Álvaro Pires ocupe o cargo.

O autor de um segundo requerimento da CPI, o vereador Marquinhos (DEM) já afirmou que não aceitará caso isso ocorra. Até a manhã desta segunda-feira não foi registrado acordo entre os parlamentares sobre a composição de presidência e relatoria.

O presidente da Casa, vereador Osmar Filho (PDT), deve ser acionado por Marquinhos e Chico Carvalho caso os membros do colegiado não cheguem a um consenso.

Após a escolha de presidente e relator é que a CPI deve iniciar os trabalhos, com o levantamento de dados, oitivas e sessões na Casa.

Definição dos membros da mesa

Câmara Municipal de São Luís definiu os cinco membros titulares da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Transportes Públicos.

Serão membros titulares os vereadores Chico Carvalho (PSL); Marquinhos Silva(DEM); Octávio Soeiro (Podemos); Álvaro Pires(PMN) e Astro de Ogum(PCdoB). Vale ressaltar que, os vereadores Octávio Soeiro e Álvaro votaram contra a instalação da Comissão.