Greg News: Reforma privilegia parasitismo e destrói carreira da maior parte do funcionalismo público
O ator e humorista Gregório Duduvier fez de seu programa Greg News, o mesmo que faz como ator no monólogo ‘Sísifo’, celebrado por Fernanda Montenegro como um “fôlego de resistência neste país”.
O 24º episódio da 5ª temporada do programa, que com inteligência e humor apresenta as notícias atuais sobre o cenário político brasileiro, levou ao ar no último dia 1o de outubro o episódio “Funcionalismo Público”.
Nos 26 minutos de programa, Duduvier defende a estabilidade como característica primordial que garante aos servidores o exercício da sua função, sem se curvar a pressões políticas e sem medo de ser mandado embora.
O apresentador também critica as principais características da PEC 32, que em suas palavras “propõe mexer em salário de 3 mil e não em salário de 30 mil, simplesmente pra ficar mais fácil aprovar – já que não atinge quem tem mais poder de influência”. De forma irônica, ele destaca a falsa narrativa de aperfeiçoamento do serviço público e afirma que ela não vai gerar economia que aos cofres públicos, pois deixa de fora a chamada “elite do serviço público”, como servidores do legislativo do judiciário e das forças armadas. Atingindo principalmente servidores da educação, saúde e assistência social, que já recebem os piores salários.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte, programa é uma boa oportunidade para debater o tema de forma leve, entre amigos e familiares, furando a bolha da militância política e atingindo aqueles que ainda acreditam no falso discurso do governo de que o funcionalismo é o culpado pela crise.
O Greg News vai ar às sextas-feiras, às 23 horas, pela canal pago HBO, mas com transmissão gratuita pelo Youtube.
Com informações do Sind-REDE/BH