O governo de Bolsonaro já gastou 1,06 milhão de reais em três motociatas. Os passeios aconteceram nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina durante o mês de junho deste ano.
O custo dos passeios foi apontado pela própria Presidência da República e pelo Gabinete de Segurança Institucional em relatório do Tribunal de Contas da União (TCU). A informação é do jornal O Globo.
De acordo com o documento, os valores correspondem apenas a gastos com segurança do presidente, veículo e combustíveis usados no evento. O montante final dos passeios é ainda maior, já que Bolsonaro ainda promoveu outras quatro motociatas além das investigadas pelo tribunal neste momento.
Leia: Bolsonaro já gastou mais de R$ 50 mi no cartão corporativo
O TCU irá julgar se o presidente cometeu irregularidades ao promover eventos. A investigação é resultado de uma solicitação da CPI da Covid no Senado.
Por se tratar de um tema que envolve o funcionamento do esquema de segurança do presidente, foi adotado sigilo. Apesar do valor alto, a área técnica do TCU não apontou irregularidades nos valores por não haver um regramento sobre o que seriam viagens de interesse público ou não. A decisão final cabe aos ministros.
A apuração, no entanto, poderá ser aproveitada no Tribunal Superior Eleitoral, onde Bolsonaro é alvo de investigação sobre campanha eleitoral antecipada. O compartilhamento dos dados já foi solicitado pelo TSE.