O chefe do médico da UTI, Everton Padilha Gomes, examina uma radiografia de tórax de um paciente em um hospital de campo criado para tratar pacientes que sofrem da doença por coronavírus (COVID-19). Foto:

No último domingo (12) a 352.412 casos e 10.101 mortes por Covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Também foram registrados nove novos casos e seis mortes pela doença nas últimas 24h.

Dos novos casos, nenhum foi registrado na Grande Ilha, que inclui os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Dois foram notificados em Imperatriz e outros sete nos demais municípios do estado.

Leia também: Maranhão anuncia 3ª dose de vacina contra a Covid-19 para idosos e imunossuprimidos

De acordo com o boletim da SES, o Maranhão também apresentou uma queda no número de casos ativos.

As novas mortes registradas ocorreram nas cidades de Bacabal (1), Santo Antônio dos Lopes (1), Bom Jesus das Selvas (2) e Imperatriz (2).

Nenhum óbito foi registrado nas últimas 24 horas. Os demais foram registrados em dias e/ou semanas anteriores, e aguardam resultado do exame laboratorial para Covid-19.

Vacinação

A partir do dia 15 de setembro, o Maranhão irá iniciar a aplicação da terceira dose de vacina contra a Covid-19 para idosos e imunossuprimidos. O Ministério da Saúde autorizou a dose de reforço após uma solicitação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), presidido pelo secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Carlos Lula.

Vale destacar que, independente do imunizante utilizado na primeira e segunda dose, para a dose de reforço será utilizada uma dose de vacina da Pfizer, considerando estudos científicos e experiências de outros países, que indicam que uma terceira dose da vacina pode aumentar a proteção contra casos graves e hospitalizações entre idosos.

A terceira dose será disponibilizada ao público-alvo de forma gradativa, obedecendo o envio das doses pelo Ministério da Saúde e o cronograma de aplicação estabelecido pelos municípios.