A exposição de fotografias em homenagem a São Luís do fotógrafo José Miranda Jr, mais conhecido como Fozzie, é um presente raro. Ao ler a notícia de que a página do Centro Cultural do Ministério Público, centrocultural.mpma.mp.br , abriga a exposição virtual ‘São Luís, de Gente e de Luz’, você logo pensa que deve ser aquela coisa sentimentalóide, aqueles visuais de beleza vazia, retratos coloridos de uma cidade, apenas.
Mas, não. Fozzie arrebenta. Os 40 cliques pulsam em uma simbiose de poesia, publicidade e fotojornalismo. Na medida certa, as fotografias jogam luz no cotidiano da cidade e seus personagens invisíveis. A leitura é múltipla. O que diz cada foto é o seu olhar. Cada cabeça uma sentença.
Os títulos das fotos ampliam ainda mais o sentido que possa ter cada foto. O contraste é que produz a beleza, assim como é o atrito que gera o estado da consciência. Embora ainda com uma certa plasticidade fugaz, o trabalho de Fozzie entra para galeria pessoal que guardo Mobi, Márcio Vasconcelos e alguns outros, que não me fogem da memória.
Nos tempos de rede sociais e soluções rasas, a autenticidade é um ato revolucionário.
Um belo presente de aniversário para São Luís. Desses que quando se recebe, deve-se abrir no meio sala, para deleite de todos os convidados.
Como aperitivo da exposição que pode ser vista até o dia 1o de outubro na página do centro cultural do MP, algumas fotos que publico.
Dona Dina e seu varal