Ana Maria Cabral sempre teve o sonho de fazer faculdade de pedagogia. Foram inúmeras tentativas desde 1985, mas a técnica de enfermagem não desistiu e a após 36 anos, foi aprovada no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2021), o vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Aos 60 anos de idade, Ana Maria esclarece que tentou ingressar na faculdade 36 vezes seguidas, em algumas vezes quase conseguiu, até que em 2021 a aprovação veio. O nome da técnica de enfermagem estava entre os aprovados divulgada na última quinta-feira (5).
Em entrevista ao portal G1, Ana Maria destacou sua rotina cheia de tarefas e um importante apoio, do seu filho Heide. “Tenho 60 anos. Tenho três filhos, vivo uma união estável há 13 anos. No ano passado, meu filho fez a inscrição para o vestibular da UEMA. Minha rotina de estudo sempre foi pegando livro em casa, respondendo textos, lendo obras. Mas fazia quando conseguia, às vezes faltava tempo. Já aconteceu de eu estudar e acabar dormindo em cima do livro”, afirmou Ana Maria.
Ainda na entrevista, falou sobre o desejo de cursar Pedagogia e os desafios que viveu no dia da prova. A futura pedagoga ainda destacou a importância do apoio familiar nesses processo. “O curso de Pedagogia sempre foi um curso que eu desejei fazer, porque desde muito cedo eu gosto de ensinar. Isso fez com que eu optasse pelo curso e tive a sorte de receber muito incentivo da minha família. Eu não desisti do meu sonho. No dia da prova, eu cheguei em cima da hora. Errei a sala, cheguei uns três minutos antes da prova começar. Mas não achava que eu tivesse ido bem, mas quando meu filho me falou [do resultado], pareceu a melhor notícia do mundo”, disse.
Mais de 70% dos aprovados no vestibular da UEMA são de escolas públicas
O reitor da UEMA, Gustavo Costa, falou que os candidatos que participaram deste vestibular são vencedores porque superaram muitos obstáculos e mantiveram-se firmes na busca por profissionalização.
“77.5% dos aprovados são egressos de escolas públicas. Também destaco que, nesta edição, tivemos 26 candidatos classificados que têm alguma deficiência. O sistema de reservas de vagas para candidatos negros e de comunidades indígenas oportunizou o acesso a 240 novos estudantes. Com isso, acredito que, para além do papel acadêmico como instituição científica, a UEMA realizou um propósito social de inclusão, de respeito e de dignidade para todas as pessoas”, ressaltou o reitor.
Nesta edição do vestibular, foram ofertadas 4.080 vagas para Cursos de Graduação dos campi da UEMA e 855 vagas para a UEMAsul.
Confira a matéria completa aqui.