Ricardo Barros e Bolsonaro
A CPI da Covid no Senado investiga suposta corrupção na compra de vacinas contra a covid-19. Avaliação negativa do governo se mantém recordeFoto: Reprodução

Enrolado em suspeitas de corrupção na aquisição de vacinas, com seu líder do Governo na Câmara, Ricardo Barros, citado em escândalo de corrupção, pesquisa Exame/IDEIA divulgada nesta sexta (2) registra que, para 45% dos brasileiros, o governo federal não combate a corrupção. Outros 28% acham que o presidente tem agido para impedir desvios de dinheiro público, e 27% não concordam nem discordam.

Leia também: Governo Bolsonaro teria pedido um dólar de propina por vacina, acusa vendedor 

Analisando os números, o fundado do IDEIA, Maurício Moura, ponderou que nas últimas semanas houve uma mudança na percepção dos brasileiros quanto a como o presidente lida para combater desvio de recursos no seu governo.

“Isso é ligado ao episódio da compra da vacina indiana Covaxin e s denúncias de uma potencial aquisição de um lote da AstraZeneca. Quase um quinto das pessoas mudou de opinião sobre a corrupção do governo na última semana. Dois terços dizem que ouviram falar que a CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] da covid-19 está apurando esses fatos de desvios de recursos. Ou seja, é um tema de bastante disseminação no imaginário da opinião pública hoje”, analisa.